quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Carregar a Bateria de Celulares por Chacoalhões

Cientistas da universidade Virginia Tech, dos Estados Unidos, estão trabalhando para resolver um problema comum aos donos de celulares. O grupo conseguiu resultados positivos para conseguir carregar a bateria de um celular apenas com chacoalhões, por exemplo.
Liderado pelo pesquisador Shashank Priya, a equipe criou um carregador de emergência que usa recursos piezoelétricos para acumular energia. Isto significa que ele consegue transformar o movimento, não apenas de um chacoalhão, mas também dos dedos no teclado ou a voz, em energia para recarregar a bateria.
Durante a pesquisa, eles submeteram o óxido de zinco, um material piezoelétrico comum que ficaria localizado embaixo das telas de um smartphone, por exemplo, a ondas de 100 decibéis, que o fizeram vibrar e gerar eletricidade. O resultado foi um sucesso, apesar de modesto: foi gerada uma tensão de 50 milivolts, informa o Gizmodo.
Os cientistas reconhecem que os resultados até então não são capazes de fazer um celular funcionar continuamente, mas já veem pontos positivos. "Em uma emergência, você pode apenas chacoalhar o celular por alguns minutos para ter bateria suficiente para fazer uma ligação importante", explica Priya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário