sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Aumento de vendas de smartphones em 2011

A IDC manteve as expectativas de que, até o final de 2011, as vendas mundiais de smartphones terão um salto de 55% em relação ao ano anterior. As persepctivas de crescimento da consultoria são baseadas no bom desempenho do setor no primeiro semestre e às expectativas de uma série de lançamentos de produtos nos próximos seis meses.

No relatório, a consultoria cita que, no segundo trimestre deste ano foram comercializados 106,5 milhões de smartphones, o que representa um aumento de 64,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A exemplo da Strategy Analytics, a IDC aponta que, pela primeira vez na história, a Apple liderou as vendas dos últimos três meses, com 20,3 milhões de iPhones comercializados, seguida por Samsung e Nokia, com 17,3 milhões e 16,7 milhões de equipamentos vendidos, respectivamente.

A consultoria atribui o sucesso da Apple, que teve um crescimento de 141,7% na comparação ano-a-ano, ao modelo de distribuição da companhia, que hoje comercializa o iPhone por meio de mais de 200 operadoras em todo o mundo, somado à capacidade de produção e a uma demanda crescente em países emergentes e desenvolvidos – tanto por parte de usuários finais como de empresas.

Já no caso da Samsung, que acompanhou um aumento ainda maior de vendas na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, de 380,6%, a IDC destaca que os resultados da companhia são diretamente ligados ao sucesso dos smartphones Galaxy S.

Em relação à Nokia, as vendas de smartphones da companhia – que, pela primeira vez na história perdeu a liderança desse mercado – tiveram uma queda de 30,4%. Isso porque, apesar da fabricante ter lançado novos equipamentos, a demanda dos usuários tem caído em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário