A maior empresa de compras coletivas do mundo, Groupon, está passando por uma crise, de acordo com análise divulgada no site Business Insider. A companhia não está falindo e também pode levantar mais dinheiro com a oferta de suas ações na bolsa de valores. No entanto, o que preocupa os analistas é que a reserva de caixa da companhia está menor do que seus passivos (contas a pagar) e a diferença entre os dois pode aumentar.
No ano passado, o prejuízo líquido do Groupon foi de US$ 389 milhões e, no segundo trimestre de 2011, as perdas da companhia contabilizaram US$ 102 milhões. Em contrapartida, no mesmo período, o fluxo de caixa da companhia foi de apenas US$ 25 milhões.
A análise da Business Insider mostra que a empresa é capaz de gerar dinheiro enquanto perde, porque recolhe os pagamentos no momento das vendas e não precisa pagar os fornecedores em até 60 dias depois. Ou seja, quando está vendendo bastante, consegue guardar recursos em caixa.
O problema é que o dinheiro que a Groupon gera por meio de suas vendas não é inteiramente dela. A empresa deve uma grande parte desse montante para os fornecedores que venderam seus serviços e produtos por meio do site. O que justifica o fato de que, no segundo trimestre, a companhia teve um prejuízo de mais de US$ 100 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário